
TÚNEIS
- Apoio Topográfico à construção do Túnel Hidráulico de Odeleite / Beliche, para a empresa MOTA & COMPANHIA, S.A. Túnel Hidraulico, 3 Km comprimento, escavação a explosivo, secção tipo de aproximadamente 14m2.
- Apoio Topográfico à construção dos Túneis entre o Vale de Chelas e a Gare do Oriente, com o consórcio Metrexpo (SPIE BATIGNOLLES, FCC/Ramalho Rosa/Cobetar) obra do Metropolitano de Lisboa. Túneis escavados com a tuneladoura Extrela do Oriente (máquina Canadiana, de marca Lovat), guiada topográficamente pelo sistema ZED 261.
- Apoio Topográfico à construção do Túnel Ferroviário da Penalva, inserido no Projecto de Travessia Ferroviária Norte-Sul, para o consórcio ZAGOPE / EDIFER / MONIZ DA MAIA. Escavação executada com “Lâmina de Corte”, em túnel com comprimento de 700m, secção tipo de aproximadamente 80m2.
- Apoio Topográfico à construção do Túnel Rodoviário da Tornada no âmbito da A8 – Caldas da Rainha / Valado de Frades, para o Consórcio ZAGOPE / EDIFER. Túnel falso, construído em CUT AND COVER, com um comprimento de 130m.
- Acompanhamento Topográfico à construção do Túnel do Sabugal - Meimoa, para a empresa SPIE BATIGNOLLES EUROPE, subempreiteira da Zagope. Túnel hidraulico, com comprimento de 4200m, secção tipo de aproximadamente 14m², em escavação feita com tuneladoura.
- Apoio Topográfico à construção de Túnel do Covão, na Madeira, para a empresa SPIE BATIGNOLLES EUROPE. Túnel hidraulico, com 5500m de comprimento, e uma secção tipo de aproximadamente 9m2. Escavação feita com tuneladoura.
- Apoio Topográfico à construção do Túnel do Funcho - Odelouca, para a empresa SPIE BATIGNOLLES EUROPE. Túnel de 8000m, escavado com tuneladoura, com secção tipo de aproximadamente 14m². Verificação das poligonais antes do varamento e fase de revestimento.
- Apoio Topográfico à reabilitação do Túnel do Rossio, para a empresa SPIE BATIGNOLLES EUROPE. Túnel de grande secção, aonde participámos na recuperação de um troço de cerca de 440m, de novo com o auxilio da tecnologia AMBERG.
- Via-Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo – 1ª Fase - Túneis / SPIE BATIGNOLLES EUROPE. Túneis escavados a explosivo, que somam no total cerca de 1400m de comprimento, com uma secção tipo de 75m². Fins rodoviários.
- Auto - estrada Marrakech – Agadir – Empreitada de Construção do Túnel de Zaouiat Ait Mellal / TECNOVIA INTERNACIONAL. Duplo túnel, com cerca de 600m de comprimento, secção tipo de 80m², escavação com explosivo, de novo com a tecnologia AMBERG em uso.
- Variante da Trofa – Construção do Túnel, ACE Soares da Costa / SPIE BATIGNOLLES EUROPE. Túnel com fins ferroviários, com 1200m de comprimento (dupla via ferroviária), com uma secção tipo de aproximadamente 90m². A escavação é efectuada com roçadoras, guiadas pelo sistema DPS – Ataque Pontual, da ScanLaser.